terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Receita: Meu bolo de aniversário

Eu prometi mostrar fotos e postar a receita do bolo que fiz pra mim mesma no dia do meu aniversário. Cumprindo hoje a promessa.

Ingredientes:
. 1 xícara (chá) de açúcar
. 120 gr de manteiga sem sal (usei margarina)
. 3 ovos
. 1/2 xícara (chá) de leite
. 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
. 10 gotas de essência de baunilha

Preparo:
Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até homogeneizar. Junte os ovos um a um, a farinha e o leite. Bata bem. Misturando com uma espátula, adicione a baunilha, em seguida o fermento, e por último incorpore o bicarbonato. Unte com margarina e farinha de trigo uma forma redonda (usei uma com 22 cm de diâmetro) e despeje a massa. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos, espete um palito para verificar.

Fiz 2 bolos desse, para rechear e ficar bem alto.

Recheio:
O recheio fiz com doce de leite caseiro (que na minha opinião é o melhor). Coloque a lata no centro da panela de pressão, cubra com água até uns três dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão, marque 30 minutos para obter um doce cremoso. Depois do tempo de cozimento, desligue o fogo. Espere sair toda a pressão da panela antes de abri-la. Não abra antes disso, pois pode ser perigoso. Deixe esfriar por um tempo e retire a lata com cuidado de dentro da panela. Espere cerca de 3 a 4 horas para abrir, assim ela estará realmente fria. Recheie o bolo com todo o doce da lata. Coloque o outro bolo por cima.

Cobertura buttercream:
. 350 gr de açúcar de confeiteiro
. 175 gr de manteiga ligeiramente salgada, em temperatura ambiente
. 2 colheres (sopa) de água
. 1 colher (chá) de extrato de baunilha
(Coloquei 2 colheres de açúcar mascavo pra ficar com um tom marronzinho, mas alterou a consistência do creme).

Modo de preparo:
Bata tudo na batedeira até ficar bem cremoso e depois passe sobre todo o bolo com uma espátula.

Os canudinhos de waffles usei 8 caixinhas que vem com 8 cada, deu certinho pra colocar em volta de todo o bolo. Mas isso vai depender do tamanho da forma que usar. Por cima salpiquei confeitos de arroz cobertos de chocolate branco e preto. E ainda usei 3 Barbies de brinquedo pra decorar, e 1 e 1/2 de fita para amarrar e dar o laço.

Adorei o resultado e quem experimentou também gostou.

Beijos,
Dani Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um recadinho e volte sempre!

Visite também